Sábado, 25 Outubro, 2025

Todos os dias são dias de ler!

Festival Vinhos Verdes Essência...

O Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, acolhe este domingo, 8 de...

Porto Azul e Dourado:...

Há uma luz especial que banha o Porto no início do verão. Uma...

Agenda do fim de...

O primeiro fim de semana de junho promete ser repleto de atividades culturais,...

Start-Eat-Up: evento de inovação...

O Porto recebe esta quinta-feira, dia 5 de junho, a 4ª Edição do...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente da Transportes Metropolitanos do Porto defende sistema de partilha de bicicletas integrado no Andante na Área Metropolitana do Porto

Marco Martins, presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), propõe a criação de um sistema de partilha de bicicletas entre os concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), integrado no sistema Andante, com o objetivo de promover a mobilidade suave e oferecer mais opções de transporte aos cidadãos.

Marco Martins, presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), destacou a importância de se apostar num sistema de partilha de bicicletas integrado no Andante, sistema de bilhética utilizado em todos os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP). Martins enfatizou a necessidade de diálogo e consenso com os municípios para o sucesso desta iniciativa, uma vez que os sistemas de partilha de bicicletas atualmente são municipais.

Para Marco Martins, a disponibilidade de mais opções de transporte pode beneficiar os cidadãos, tendo em conta que as fronteiras municipais não constituem barreiras para aqueles que se deslocam diariamente a trabalho, escola ou lazer. Esta medida também promoveria a mobilidade suave na região.

A TMP está agora a planear a criação de dois órgãos consultivos para debater a mobilidade na AMP: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade. Estes órgãos contribuirão para a implementação de novas ferramentas e alternativas de transporte na região.

A ideia de uma rede pública de partilha de bicicletas integrada no Andante já foi defendida anteriormente por Paula Teles, especialista em mobilidade urbana, que argumentou que o Porto deveria investir nesta solução para promover a mobilidade sustentável e aliviar o tráfego nas zonas turísticas do Porto.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas