Nova exposição “Universo Onírico” leva público numa viagem aos espetáculos icónicos da companhia
O Museu das Marionetas do Porto reabre as portas no dia 21 de março, após três meses de obras de ampliação e renovação. Para marcar este momento, a instituição apresenta a exposição “Universo Onírico”, que promete transportar os visitantes por uma jornada fascinante através das marionetas e adereços de espetáculos emblemáticos da companhia.
A diretora do museu, Isabel Barros, revelou à Lusa que a renovação representou “uma alteração grande”, destacando-se a criação de novos espaços expositivos e melhorias significativas nos dois pisos do museu. A exposição é uma homenagem ao fundador do Teatro de Marionetas do Porto, João Paulo Seara Cardoso, cuja visão deu origem ao museu, inaugurado em 2013.
Entre as novidades está a inclusão de quatro novas vitrinas e um espaço para exposições temporárias, que abrirá com a mostra “Uma Coisa Menos Longínqua”, da companhia Teatro de Ferro. O museu também reforça a sua componente interativa com uma área de experimentação renovada, onde os visitantes poderão manipular marionetas e explorar jogos de luz, som e vídeo.
A exposição percorre diferentes universos teatrais, desde as ilustrações de João Rodrigues e João Vaz de Carvalho, passando pelas marionetas de “A cor do céu”, de Júlio Vanzeler, até clássicos como Joanica Puff, Cabaret Molotov e Teatro Dom Roberto.
A reinauguração acontece no Dia Mundial da Marioneta, um momento simbólico que reforça o compromisso do museu com a arte da marioneta. Isabel Barros acredita que esta renovação não só preserva a memória do passado, como também projeta a instituição para o futuro, garantindo que a magia do Teatro de Marionetas do Porto continue a encantar gerações.